Percurso de Bicicleta: Paisagens de Enedina

Este mapa foi criado por Eduardo Sinegaglia (arquiteto e urbanista) para trazer o trajeto que vamos fazer no “Percurso de Bicicleta: Paisagens de Enedina” na CAIXA Cultural Curitiba no próximo dia 10/11 das 14h às 17h. Além do trajeto em si, que vamos percorrer pedalando por lugares que narram e marcam a vida de Enedina, também há outros pontos de interesse sobre a sua biografia. Na legenda ao lado do mapa categorizamos esses espaços como lugares de morada, trabalho/projetos, estudos e memória. Lidar com uma biografia, como a de Enedina, é de imensa responsabilidade, porque lidamos com uma história de vida em sua complexidade, marcada por muito trabalho, genialidade, grandeza, força, como também por silenciamentos, apagamentos e racismo.  Compreendemos que fazer este “Japry” (em kaigang, caminho de algo ou alguém) sobre a Enedina Alves Marques é também um tributo, um reconhecimento da importância desta mulher que foi a primeira engenheira negra do Brasil.

A construção desse percurso é feita em coletividade com as artistas Jua e Marcel Malê que trazem seus corpos pedalantes para narrar as histórias de Enedina. Também recebemos contribuições fundamentais do cientista social e professor Sandro Luis Fernandes   e da importante monografia do historiador Jorge Luiz Santanna. Aliás aproveito para convidar para a palestra que o professor Sandro fará na Caixa Cultural Curitiba no dia 20/11 às 18h.

Também fazem parte deste processo de construção Yasmim Reck e Felipe Roehrig, colaboradores e parceiros do “Japry” e dos Percursos Afetivos .

Este percurso é concebido pelo Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, realizado pela CAIXA Cultural Curitiba e Bilboquê Criações Artísticas e Culturais e conta com o apoio institucional do IPHAN – PR.

Venham e tragam suas bicicletas no dia 10 de novembro, há ainda algumas vagas!

p.s.: O mapa se encontra disponível para visualização no site do Percursos Afetivos.

Deixe um comentário